sábado, 25 de outubro de 2008



Tenho projectos, ideias, inúmeras coisas inacabadas e uma vontade enorme de mostrar tudo ao mesmo tempo. Mas, sinceramente, não estou a conseguir gerir tudo! Brevemente faço chegar alguma coisa aqui ao estaminé.
Enquanto isso não acontecesse, aproveito para partilhar as minhas inúmeras pesquisas na internet que tudo têm a ver com com o trabalho que aqui apresento.
Este post é acerca de uma noticia que foi publicada no jornal New York Times a 3 de Setembro.
A notícia relata o percurso de uma artista norte-americana chamada Faith Levine, que se movimenta num mundo, quase feminino, do DIY ( do it yourself), Art and Craft.
E o que tem de especial?Bem, tudo! A sua história é comum a muitas personagens que se movem no handcrafs e que constroem carreiras profissionais, mas esta foi apelidada de embaixatriz destas artes.
Construiu uma carreira apartir do que sabia fazer com um par de mãos e com uma imaginação bem fertilizada. Começou por fazer zines dedicadas ao punk rock, depois idealizou e construiu fantoches apartir de meias, os quais foram todos vendidos online. De seguida experimenta os trabalhos feitos em feltro, não teve mãos a medir para tantas encomendas. Ao mesmo tempo contacta com outros crafters em feiras e eventos especializados em divulgar estes mesmos.
Estas experiências foram as suficientes para se aperceber que "algo de grande estava acontecer" e que estava perante um mundo que possui um estilo de vida próprio, uma linguagem artistica, uma estética e uma economia bem distinguida. O melhor disto tudo: Levine observa-o e contribui para a sua expansão.
Por estes motivos, Levine achou que deveria documentar o que estava a constatar. Do seu próprio bolso financiou um documentário e um livro. Handmade Nation é o título para uma compilação de trabalhos de artistas crafters oriundos dos EUA
Eu já fui espreitar o trailler do filme agora espero vê-lo na integra brevemente.
Espreitem aqui o blog/website de Miss Faith Levine.

Sem comentários: